-
ImplementarDocumentarControlar
HIGIENE SEGURANÇA ALIMENTAR - HACCP
A Higiene e Segurança Alimentar – HACCP deve ser entendida como um compromisso e um objectivo vital por todas as empresas do sector alimentar, ao longo de toda a vida útil do produto – do produtor ao consumidor.
Torna-se, assim, fundamental que todas as empresas do sector alimentar se preparem para o cumprimento desta metodologia para assim garantirem a produção e comercialização de alimentos 100% seguros.
O HACCP é uma sigla internacionalmente reconhecida para Hazard Analysis and Critical Control Point ou em português Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos.
Este sistema tem como base a aplicação de princípios preventivos, com o objectivo de poder evitar potenciais riscos que possam causar danos na saúde dos consumidores, através da eliminação ou redução de perigos, de forma a garantir que não são colocados, à disposição do consumidor, alimentos não seguros.
Em 2006, o Regulamento (CE) nº852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios, e que revoga a Directiva 93/43/CEE, estipula, no seu artigo 5º, que todos os operadores do sector alimentar devem criar, aplicar e manter um processo ou processos permanentes baseados nos princípios do HACCP.

Quais os serviços que a Finipraga presta?
- Criação, Implementação e Manutenção de sistemas HACCP;
- Formação no Sistema de Segurança Alimentar – HACCP;
- Recolha de análises (águas, alimentos, superfícies de trabalho e manipuladores);
- Auditorias externas;
- Venda de material de autocontrolo (termómetros, testes ao óleo, sacos estéreis para recolha de alimentos, batas, toucas.e luvas descartáveis).
- Auditorias internas aos Sistemas implementados;
- Auditorias higio -sanitárias e a pré- requisitos;
Quem tem de desenvolver o sistema HACCP

-
- Todas as empresas do sector alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios.
-
- Com base nesta regulamentação, criou-se a necessidade de desenvolver a prestação de serviços de consultoria na área da segurança alimentar, onde se inclui o apoio técnico à implementação de procedimentos, baseados nos princípios do sistema HACCP.
-
- É por esta razão que a finipraga, desenvolveu o seu departamento técnico de segurança alimentar para poder responder às necessidades do mercado.
Vantagens da implementação do sistema HACCP

-
- Cumprimento da legislação em vigor
- Defesa e protecção da saúde pública
- Produção e comercialização de alimentos seguros
- Fidelização de clientes através de uma imagem de qualidade e segurança
- Identificação, prevenção e redução de perigos, eliminação de não-conformidades
- Responsabilização dos agentes económicos
- Redução de custos associados a não-conformidades.