Razões de saúde, bem estar, conforto e cumprimento de normas são preocupações que levam o homem a controlar as pragas.
Para a implementação de um sistema de controlo de pragas é necessário o conhecimento da biologia da praga, do seu desenvolvimento, do seu comportamento, de modo a optar soluções correctas, utilizando um sistema que integra medidas preventivas e correctivas, obtendo-se bons resultados com custos controlados e o mínimo de riscos, quer para o homem quer para o ambiente.
Os nossos técnicos efectuam um serviço de qualidade e eficaz para garantir a desinfestação de pragas e ajuda-los na prevenção futura, através de:
*avaliação– defenir uma estratégia de desinfestação para alcançar os resultados pretendidos, tanto a nivel de resolução rápida do problema, como de medidas preventivas e correctivas para controlar a origem e prevenir situações futuras.
*informação – comunicar quais os resultados a alcançar com a realização da desinfestação de pragas, bem como quais as melhores opções de tratamento, indicando as medidas a tomar antes, durante e após o tratamento
*implementação do serviço – A estratégia de tratamento pode consistir em: medidas não-químicas medidas químicas, cumprindo normas a legislação em vigor.
*acompanhamento– O controlo de pragas é um processo com várias fases, desde o reconhecimento da praga passando pela desinfestação até à prevenção.
A monitorização das instalações permite-nos ter um conhecimento dos resultados durante todas as fases do processo.
Garantimos a sua satisfação com os resultados alcançados.
Roedores – Mus musculus, Rattus rattus, Rattus norvegicus, Pytimus spp, Crossidura.
Os ratos são provenientes da Ásia, tendo-se espalhado por todo o mundo através das trocas comerciais na época dos descobrimentos e adaptando-se facilmente ao ambiente do Homem.
Os ratos e as ratazanas estão presentes em todos os lugares onde tenham condições de sobrevivência e encontrem possibilidade de abrigo e abundância de comida. Rede de esgotos, margens de linhas de água, lixeiras, armazéns, habitações, estabelecimentos comerciais/industriais.
São animais com um alto índice reprodutivo (um casal de ratinho domestico pode originar até 2000 descendentes num ano e um casal de ratazana comum até 200 descendentes num ano.
Os sentidos destas espécies são bem definidos, tal como a vista, o olfacto e o tacto. Possuem um comportamento social muito específico, organizam-se em colónias.
A característica principal dos roedores é a presença dos dentes incisivos com crescimento contínuo (3mm por semana), daí a necessidade de roer tudo o que é acessível. É uma praga que provoca estragos/prejuízos económicos graves.No campo de saúde pública são responsáveis pela difusão de algumas doenças como a Leptospirose, Salmonelose, Tifo.
Baratas- Blattella germanica, Blatta Orientalis e Periplaneta americana.
São conhecidas mais de 4000 espécies de baratas.
As baratas são oriundas dos países tropicais e têm-se espalhado por todo o mundo através das trocas comerciais e das condições favoráveis que o Homem proporciona para o seu crescimento.
São insectos rastejantes, que contribuem em grande escala para conspurcar principalmente os meios onde se encontram géneros alimentícios e têm um elevado grau reprodutivo.
É um dos insectos mais antigos da terra, sobrevive a qualquer clima e temperatura. Comem de tudo e chega em caso de apuro a comer a sua própria pele quando muda.
São insectos indesejáveis, podem deteriorar os alimentos, são responsáveis pela propagação de bactérias transmissoras de doenças:
- Cólera
- Peste Bubónica
- Poliomielite
- Tuberculosa
- Lepra
- Salmonelas
- Doenças infecciosas

Mosquitos- Culex pipiens, Aedes punctor, Anopheles plumbeus, Chironomus plumosus
Existem cerca de 80.000 espécies de moscas,a mosca doméstica é um dos insectos mais comuns da ordem diptra, pode pousar em comida, contaminando-a com bactérias. ) O ciclo de vida de uma mosca varia de 25 a 30 dias.Encontram-se em quase todos os tipos de instalações principalmente em ambientes com matérias em decomposição, excrementos, lixos ou animais mortos e é responsável por inúmeras propagações de doenças.( Tifóide, cólera, diarreia, disenteria)Como os outros membros da ordem Diptera, os mosquitos têm um par de asas e um par de halteres, que são modificações das asas posteriores usadas como órgãos de equilíbrio.O desenvolvimento larvar é em meio aquático, os insectos adultos costumam infestar zonas com água paradas, margens de rios, lagos e charcos. Tem hábitos nocturnos. É um importante vector de doenças como a malária, encefalites e febre amarela.
Formiga Preta ou de jardim – Lasius niger
Formiga do Pavimento -Tetramorium caespitum
As formigas são insectos sociais que vivem no campo, jardins e outros locais, existindo cerca de 12.000 espécies. Aparecem principalmente entre a Primavera e o final do Verão, introduzindo-se dentro das habitações, fábricas, armazéns e outro locais, em busca de alimentos doces e açucarados, muitas das vezes destruindo-osOs formigueiros aparecem frequentemente na terra e debaixo de lajes ou placas de pavimentos, nas áreas soalheiras dos edifícios. lajes e perto das fundações de edifícios. As colonias costumam situar-se perto de água.Os formigueiros podem ser identificados pela presença de terra em pó fino à volta dos buracos de saída.
Pulgas – Pulex irritans e Ctenocephalides felis
Carraças – rhipicephalus sanguineus
Percevejos das camas- Cimex lectularius
Estas pragas são ectoparasitas, ou seja, vivem num “hospedeiro” de sangue quente que lhe proporciona abrigo e alimentação. Alimentam-se de sangue através da sucção na pele do hospedeiro.). Apesar das picadas serem raramente sentidas, a irritação causada pelas secreções salivares pode se agravar em alguns indivíduos.Estes parasitas não causam somente desconforto ao homem e seus animais domésticos, mas também problemas de saúde, tais como, dermatites alérgicas, transmitem viroses, vermes e doenças causadas por bactérias (peste bubônica, tularemia e salmonelose).
Traça dos livros – Lepisma Saccharina
Peixinho-de-prata -Thermobia domestica
Traça da Farinha – Ephestia kuehniella
Traça doméstica – Hofmannophila pseudospretella
Traça dos Livros
Lepisma saccharina é de cor cinzenta, medem aproximadamente 1,3cm de comprimento e é encontrada frequentemente em lugares húmidos e frescos.
Peixinho-de-prata
Thermobia domestica é de cor bronzeada ou pardo, medem aproximadamente 12 mm em forma de torpeto com 3 longas cerdas no fim do abdómen frequenta lugares quentes, preferindo fornalhas e tubos de calefacção, pertence à ordem Thysanura.
Traça da Farinha
Ephestia kuehniella padrão preto, em zigue-zague, nas asas cinzentas medem aproximadamente 7-9 mm de comprimento, raramente atacam outros produtos sem ser a farinha.
Traça doméstica
Hofmannophila pseudospretella asas dianteiras em castanho escuro, cada uma com três ou quatro pontos pretos, os adultos medem entre 8-14 mm de comprimento, alimenta-se geralmente de matéria orgânica.Estes insectos são desprovidos de asas, apresentam o corpo alongado, com apêndices caudais longos e delgados, muito característicos. Alimentam-se de todos os tipos de substâncias amiláceas e frequentemente tornam-se pragas. Nas bibliotecas alimentam-se do amido dos livros, encadernações e etiquetas; em residências alimentam-se do amido de roupas, cortinas, lençóis, sedas e da pasta de amido do papel de parede; nos armazéns alimentam-se de papel, vegetais e alimentos que contêm amido. Raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal.
A madeira está presente na nossa sociedade de várias formas, móveis, construções, objectos de arte, monumentos, entre outras e é muitas vezes atacada pelos xilófagos (carunchos, gorgulhos e térmitas).
Térmita de madeira seca – Cryptotermes spp
O seu comprimento é 7mm -11mm com asas, cor castanha. Infestam madeira seca, incluindo madeiras estruturais de edifícios.Expandem as colónias consumindo a madeira em todas as direcções, eventualmente criando um só espaço vazio.
Por fora, a madeira pode aparentar estar sã.São frequentemente detectados pelas bolinhas que ejectam para o exterior por pequenos orifícios nas madeiras atacadas.
Térmitas Subterrâneas – Coptotermes spp. Queen
O seu comprimento é entre 5-10mm, cor branca com cabeça castanha.Constroem os ninhos no solo e são muito dependentes de solos húmidos. Na busca de alimento, as térmitas subterrâneas constroem tubos de terra porque são muito susceptíveis à desidratação quando expostas ao ar.Os machos da colónia morrem imediatamente após o acasalamento mas as térmitas macho aladas tornam-se reis e vivem com as rainhasAs térmitas subterrâneas costumam fazer os seus percursos acima do solo para alcançarem madeiras ou outras fontes de celulose.
Estas térmitas decompõem a celulose em amido com a ajuda de protozoários que têm no aparelho digestivo
Caruncho da madeira – Nacerdes malamura
O seu comprimento é entre 7-14 mm, cor castanho amarelado com pontos pretos nas asa coreáceasApresenta 3 estrias a todo o comprimento dos élitros.Os ovos são depositados na madeira húmida, em decomposição.
As larvas perfuram a madeira durante cerca de 9 meses e depois emergem no Verão.As larvas requerem que a madeira seja constantemente molhada, para que os fungos decomponham as fibras da madeira.
São duas fontes principais de infestação em edifícios – madeiras estruturais húmidas devido a infiltrações pela água das chuvas, e peças de madeira debaixo de fundações em betão armado, caminhos e circuitos de pedestres
Sem sombra de dúvida, na actualidade podem-se considerar verdadeiras pragas e causadores de inúmeros danos materiais para edifícios onde pousam e nidificam.
As aves depositam excrementos nos edifícios, bancos, estátuas, veículos, que não só é desagradável á vista e ao olfacto como
também provoca manchas permanentes ou prematura corrosão e oxidação de algumas estruturas de metal e outros materiais.
Os ninhos podem obstruir caleiras de drenagem de águas.
Do ponto de vista sanitário, as aves podem ser portadoras de organismos patogénicos e podem transmitir doenças tais como:
Salmonelose, toxoplasmose, pneumonias,
São, para além disso, hospedeiros de vários ectoparasitas:
– Cimex columbarius- Argas relexus (carraça da pomba)
– Pdeudolynchia canariensis (mosca da pomba).
Praga espeíifica de pinheiros, as lagartas alimentam-se das folhas dos pinheiros, provocando-lhes frequentemente deformações graves e atrasos de crescimento quando ocorrem ataques sucessivos.
Estas lagartas representam um enorme perigo para a saúde pública, devido aos pêlos urticantes que provocam alergias na pele, globo ocular e aparelho respiratório que poderão ser muito graves, dependendo da sensibilidade de cada um. Além disso, animais domésticos, essencialmente cães, que não conheçam o perigo desta lagarta, são frequente e seriamente afectados ao nível da boca, lábios, e língua, podendo levar à morte.